terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A Grande Noite do Tubarão

E então ganhámos.

Aquilo que eu comecei por dizer nos meus agradecimentos é mesmo verdade: Receber o Prémio Autor de Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil parece-me incrível. Eu adoro este livro, adoro a história, a forma como as personagens pensam, cada um dos episódios hilariantes. Mas "O Tubarão na Banheira" é a história mais disparatada que já escrevi. Aliás, isso foi sempre a minha intenção. Mesmo antes de inventar o tubarão, ou o peixinho Osvaldo, mesmo quando esta história não era sequer uma ideia, aquilo que eu pensava era: No meu próximo livro não quero ser certinho, não quero ser moralista, não quero transmitir nenhuma mensagem, quero apenas escrever uma história absurda que me faça rir. Não era um livro para ser levado a sério, certamente não era um livro para ganhar prémios. Mas pelos vistos o absurdo, o disparate, as coisas sem sentido, tudo isso se torna relevante se por trás do disparate existirem sentimentos e emoções e pensamentos reais, com os quais o leitor se identifica.
Fico muito contente que os três membros do júri tenham entendido o livro desta forma. Ontem, quando recebi o prémio não o disse, mas agradeço obviamente ao Pedro Mexia, à Rita Pimenta e à Annabela Rita pela distinção. E também não disse nada sobre os outros dois nomeados, a Cristina Carvalho e o Eugénio Roda, mas acredito que também eles estão de parabéns. Pelo menos eu já me sentia de parabéns só por estar nomeado.

E tenho de falar do Paulo Galindro, claro. Para mim foi uma satisfação enorme o Paulo ter acabado por subir também ao palco (e já agora também o João), porque como disse, "O Tubarão na Banheira" tem dois autores. Para mim não faz sentido distinguir o texto e deixar de lado as ilustrações, porque no caso deste livro (devia ser assim em todos os livros ilustrados, mas infelizmente não é) um não vive sem outro, complementam-se a vários níveis, é uma espécie de dança. Tenho pena que a SPA e a RTP, ao pensarem nos regulamentos do prémio não tenham contemplado isso. Mas não importa. Acabou por se resolver da melhor maneira.

Por agora, resta-me agradecer por todas os sms, e-mails e mensagens no facebook que estou a receber há 24 horas, primeiro de força, depois de parabéns. Um abraço do tamanho do Universo para todos. Saber que o vosso apoio existe torna este dia tão mais especial.

E ficamos por aqui. O maior post deste blog até hoje, porque este é o maior momento deste blog até hoje.

6 comentários:

  1. E não é que "O tubarão na Banheiro" ganou o prémio SPA/RTP. Confesso que ainda não processei devidamente esta informação, mas de uma coisa tenho toda a certeza... sinto-me profundamente feliz. E honrado por trabalhar contigo, David. Ilustrar um livro é uma tarefa extremamente complexa, fonte de angústias, momentos em que nada acontece, furiosas tempestades cerebrais. Mas quando se trabalha um texto tão rico e estimulante como o teu, tudo flui de um forma diferente. E se adicionarmos a quimica, empatia e uma óptima relação de amizade que se cria durante com o autor do texto, então a magia acontece. E foi exactamente isso que aconteceu com este livro. Pura magia.
    Parabéns David, e que este seja um de muitos reconhecimentos públicos pelo teu trabalho e, quem sabe, pelo nosso.

    Abraço

    Paulo Galindro

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo belo trabalho que fizeram...continuem...

    ResponderEliminar
  3. Olá David,
    Parabens pelo livro, pelo prémio, mas especialmente parabens por ter chamado ao palco na cerimónia o Paulo. Eu estava a assistir pela TV e a comentar... "e então para o ilustrador nada?" E logo de seguida...
    A literatura para a infância vive da simbiose entre o texto e a imagem. Em muitos casos (não é este evidentemente) o texto pode até não ser nada de extraordinário mas as imagens dão-lhe vida!
    Sou educadora de infância e uma amante de literatura para a infância. Vou comprar mais este livro e aprecia-lo com os meus pequeninos.
    Um abraço
    Helena Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. UM GRANDE ABRAÇO,

    Como diria uma personagem que conheçes bem...
    "ouça..o meu amigo sabe o que diz e o que faz...de Burrroo Bocê não tem nada !
    (guilherme das casulas)


    MIGUEL NETO

    ResponderEliminar