sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nesta hora má...

A tristeza deste dia obriga-me a romper com os critérios que usei sempre para dar expressão a este blog. Hoje, as palavras afastam-se dos seus eixos e das suas rotinas e desmancham-se. E as poucas que restam para preencher este silêncio são já de saudade.
Gosto muito de José Saramago. Sinto muita pena pela sua partida. Não acredito que ele continue a existir, pois penso que ele também não acreditaria. Mas os livros dele vão sempre existir. Os livros nos quais há tanto tempo descobri o mundo e a vida e os homens e nos quais um dia, nas releituras que estou certo que farei, talvez venha a descobrir o próprio José Saramago, rindo e chorando e sofrendo e convivendo com as suas personagens. Para mim, esses livros são um consolo que transborda muito para lá daquilo que sou.
Sem o José Saramago, sem os seus livros, as minhas palavras não seriam como são e, por encadeamento de ideias, «O Tubarão na Banheira» talvez nunca tivesse sido escrito. Nesta hora má, nada faz mais sentido do que partilhar este espaço com ele. A minha gratidão é imensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário