quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MALDITAS DIOPTRIAS

Carla Maia de Almeida escreveu assim na revista LER nº84 e no seu blog http://ojardimassombrado.blogspot.com/2009/10/malditas-dioptrias.html :

"O quarto livro para crianças de David Machado prossegue a deriva fantástica dos anteriores, incluindo até um cameo dos bonecos dos semáforos de Um Homem Verde num Buraco Muito Fundo (Presença, 2008). A história começa quando um avô parte os óculos e é incapaz de distinguir um tubarão de um peixe pequeno. Se há netos com sorte, o protagonista de O Tubarão na Banheira é um deles. O mesmo se pode dizer de David Machado, que encontrou em Paulo Galindro um ilustrador hábil no domínio da expressividade e volumetria aplicadas ao reino animal, como demonstrou a menção especial atribuída pelo Prémio Nacional de Ilustração a O Cuquedo (Livros Horizonte, 2008). O livro ganharia com mais espaço para a ilustração e mais economia numa técnica narrativa que exagera nas descrições. Uma imagem substitui frases como «Não era possível fechar a porta», por exemplo. Mais conseguida é a integração das «palavras difíceis» num léxico final subjectivo: «Melancolia: é o que sinto quando estou triste e penso que estou triste.» A julgar pela pescaria, apostamos que esta dupla tem ainda muito para dar."

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Primeiro dia

Hoje é um dia feliz, como são todos os dias em que uma história que escrevi é publicada. A história que era minha já não é só minha. A história que eu inventei já não existe: a partir de hoje existem centenas, milhares de histórias, que começam nas palavras do meu livro e acabam na cabeça de cada pessoa que o ler, cada uma diferente da outra. A partir de hoje a minha história faz parte do mundo.
O Tubarão na Banheira está nas livrarias. Espero, sobretudo, que o tomem como vosso no momento de o lerem.

Ilustrações















Saiba mais sobre o ilustrador Paulo Galindro em
Pintarriscos

sexta-feira, 2 de outubro de 2009